Florestal

Florestal
As primeiras mudas de Acácia Negra foram plantadas no Rio Grande do Sul em 1918, no município de São Leopoldo, sendo cultivadas cerca de 700 árvores. Em 1928 ocorreu o primeiro plantio com fins comerciais, no município de Estrela, iniciando-se em 1930 o cultivo em maior escala.

Atualmente, as poucas mudas trazidas no passado, transformaram-se em milhares de hectares de Acácia Negra, contando com a participação de centenas de produtores rurais. Por isso, a acacicultura tornou-se uma atividade de grande importância econômica e social para o Estado do Rio Grande do Sul.
Comprometimento A Seta está comprometida a longo prazo com os Princípios e Critérios do FSC, de maneira a garantir uma produção em regime sustentável, garantindo os recursos para as presentes e futuras gerações.

O manejo florestal aplicado pela empresa foi avaliado pelo IMAFLORA – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, através do Programa SmartWood, baseado nos Padrões Institucionais do FSC – Forest Stewardship Council, para Bom Manejo Florestal, sendo recomendado a receber o Selo Verde do FSC.

Ser certificado pelo FSC significa seguir rígidos critérios ambientais, sociais e econômicos, possibilitando a produção em regime sustentável por meio da adoção de práticas ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis.

A área florestal é composta por pesquisadores, engenheiros e técnicos da área, e tem papel decisivo no apoio e expansão da acacicultura. Isso ocorre devido à implantação, manutenção e colheita de florestas de acácia, e também pelo desenvolvimento e repasse de tecnologias aos milhares de produtores rurais, que hoje estão inseridos neste negócio.

O compromisso da empresa é fomentar e contribuir ao desenvolvimento da atividade florestal dentro de preceitos ambientais, sociais e econômicos que venham garantir sustentabilidade às futuras gerações.
Vantagens A acacicultura fornece várias vantagens técnicas, ambientais e sócio-econômicas. Atividade ligada principalmente a pequenos e médios produtores, o plantio da Acácia Negra beneficia hoje mais de 40 mil famílias na região sul do Brasil.

A floresta, além de fornecer a casca e a madeira para comércio, permite o plantio consorciado de outras culturas e a utilização da área para pastoreio. Esse aproveitamento múltiplo dos recursos, aliado a boa remuneração, faz dessa cultura uma das melhores opções de investimento no setor primário.
Bom Manejo Florestal 2017 Bom Manejo Florestal 2017 O Grupo SETA implantou o Plano de Monitoramento de Indicadores visando a um melhor acompanhamento das atividades e seus resultados, sendo analisados indicadores sociais, ambientais e econômicos, que reúnem as informações que norteiam as tomadas de decisão de ações futuras.